10/18/2007

Conselhos para aproveitar bem o campo e a montanha

Equipamento: - Leva equipagem adequada ao clima. Na mochila roupa de abrigo impermeável, alimentos energéticos como frutos secos, chocolate e água suficiente. Uma navalho multiusos, uma caixa de primeiros socorros e fósforos impermeáveis.



Segurança: - Não esqueças o Telemóvel cargado e um bom mapa da zona. Em caso de emergência um apito, uma bússola ou um pequeno espelho para fazer sinais podem ser muito úteis.



Acampar: - Procura com tempo um sítio adequado a fim de que possas perceber se existem perigos. Nas zonas de montanha evita a margem dos cursos de água, que em caso de tempestade podem sair do leito.



Acender lume: - Recolhe em lugares secos, material seco de diferentes tamanhos para acender o fogo e mantê-lo. Protege o fogo para evitar incêndios e apaga-lo cuidadosamente quando abandonares o lugar.



Em caso de tempestade: - Afasta-te dos lugares altos e dos objectos metálicos. Procura refúgio nas covas naturais ou entre as rochas. Evita árvores isoladas.



Em caso de nevoeiro: - Com visibilidade deficiente, não te mexas, procura um refúgio e pede ajuda. Se decidires caminhar fá-lo em caminhos sinalizados e segue os sinais.

Sem comentários: