10/31/2007

O Mito de Orpheu




Segundo a lenda, Orpheu era filho de uma musa e do Rei da Trácia, que se celebrizou pela magia do seu canto e da sua música, tndo sido o inventor da Lira. Com esta magia movia os homens, os animais selvagens e as próprias árvores.


Quando regressou da aventura dos Argonautas, casou com a ninfa Eurídice que, no próprio dia do casamento morreu ao ser picada por uma serpente.Orpheu inconsolável, procurou-a no Hades e vencendo pela música os vários obstáculos, conseguiu comover os deuses infernais, suspender os suplícios dos condenados como os e Sísifo, Danaides, Tântalo, etc. e obter o privilégio de trazer de novo ao mundo dos vivos a sua amada Eurídice, desde que este não olhasse para ela antes de atingirem o mundo da luz.


Orpheu, porém, tomado de ansiedade, quebra o juramento e olhando para Eurídice perdeu-a para sempre.


Este mito ficou ligado à música, à poesia, mas também aos "mistérios órficos", é dos mais fascinantes da cultura clássica, é inspirador de diversas criações artísticas dos tempos modernos, que vão desde a música como Offenbach, Gluck, Liszt, Stravinsky, ao cinema, à pintura e à poesia.

4 comentários:

Anónimo disse...

tndo = tendo

Anónimo disse...

achei este mito muito legal

Anónimo disse...

espectacular! com uma grande moral!

Anónimo disse...

Obrigado por esta preciosa informação